HEAD

cookieOptions = {msg};

Pesquise o que deseja neste site

quarta-feira, 13 de junho de 2012

HACK: Motor de passo de uma impressora HP

Após desmontar uma antiga impressora da HP que estava encalhada na casa dos meus pais eu resolvi usar o motor de passo que encontrei. Primeiro passo: Hack ou reengenharia.

Foto da etiqueta do motor.

Foto do conector (adotei essa pinagem para facilitar a análise)

Agora é pegar o multímetro e analisar como esse motor esta ligado. Seguindo a pinagem mostrada na figura anterior temos:
Figura representando as boninas do motor.

No meu desconhecimento em como tratar um motor com as derivações centrais curto-circuitadas. E como eu já tenho um driver para motor de passo (bipolar) comprado na  MC33926 da Pololu, (mostrado neste post). Vou simplesmente remover a ligação 3 e usá-lo na montagem bipolar, eis o que fiz:

remoção do jump entre os taps centrais.

Próximo passo será ligar no driver e fazer um pequeno ensaio, mas fica para um novo post. Para quem deseja se adiantar, veja no meu post (eZ430 gerando meu PWM para o motor). A ideia é ligar 1,2 nos pinos M1 out1 e M1 out2 do driver e pinos 4,5 nos pinos M2 out1 e M2 out2.

Keep reading and keep rowing...


Obs: Meu blog é de caráter informativo e não me responsabilizo pela reprodução dos procedimentos aqui informados nem o sucesso dos mesmos. Caso queria repedir que foi feito,  é necessário conhecimento mínimo no assunto e técnica. Procure um supervisor caso não se sinta seguro.

Nenhum comentário:

Um local para debater assuntos relacionados a eletrônica , programação, desenvolvimento de sistemas e robótica.

Procure o assunto que deseja no blog

Google