HEAD

cookieOptions = {msg};

Pesquise o que deseja neste site

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Aparente solução para meu PC

Bem como ja comentei no post passado. O problemas dos resets (após muitos testes) foi bem simples. Anda não solucionei realmente mas o problemas ja foi isolado. Foi com a memória RAM mesmo. Não que exista algum defeito nos pentes, pois fiz muitos testes de integridade e nada apareceu.

A questão foi que minha placa mãe não estava aceitando bem esse par de memórias. O que me chamou atenção, olhando na BIOS, foi que as memórias mesmo sendo do mesmo fabricante do mesmo tamanho, mesma frequencia não foram reconhecidas como Dual channel. E parece que não foi somente isso. Usadas juntas causavam os Resets. Bastou retirar um dos pentes de memória para o sistema ficar estável.

Ja estou usando faz uma semana, testando em todos os cenários que aconteciam os resets e ate agora nada. O meu problema é fazer com que o vendedor troque por um par compativel. Agora vou seguir a lista de recomendações de modelos de memória indicado no manual da placa mãe.

4 comentários:

Anônimo disse...

Aprendi muito

Leo disse...

Olá Rogério.
Ressuscitando a postagem...
Estou com um problema bem parecido.
Minha config é:

Asus P5QC
Q9550
Kingston 4GB DDR3 1333mhz
HD 5750
Seventeam 750w
Win 7 Ultimate

Seguinto sua dica quanto a usar só um pente pensei ter resolvido meu problema mas voltou a acontecer.
Gostaria de saber se o seu problema também voltou.

Rogério B. disse...

Leo,

Vou te responder aqui, pois não achei o seu perfil, vai ser útil para quem tiver a mesma dúvida.

Depois de validar o sistema com apenas um pente (rodei umas três semanas) eu voltei no vendedor que trocou meu par de memórias por um par já feito para dual channel, da mesma marca (kingstone). A máquina ficou bem estável, mas ate hoje eu ainda tenho resets quando a mobo chega a temperaturas mais altas.

Deve ser alguma deficiência desse chipset, ainda não tentei atualizar BIOS nem nada do gênero, estou convivendo com problema pois hoje ele é bem esporádico.

At,
Rogério

Rogério B. disse...

Pessoal,

Dando um up aqui nesse post, pois após algum tempo eu revolvi definitivamente o meu problema com as memórias. Mês passado eu troquei os pentes de 2Gb por dois d 4Gb. O mesmo efeito de reset reapareceu. Após muita pesquisa na net eu cheguei a solução que aparenta ate hoje ser definitiva. A memória que comprei roda com tensão de 1.5V, mas aparentemente (tlz por uma falha no regulador essa tensão deixava o pente de memória instável). Seguindo recomendações do fabricante eu joguei a tensão para 1.55V (a placa P5QC permite essa regulagem fina da tensão). Após isso a estabilidade ficou excelente. AVISO: Verifique se os pentes de memória suportam a tensão que vai aplicar, no meu caso eram pentes da Corsair que suportam uma tensão de ate 1.7V então fiquei em uma margem muito tranqüila para meu tunning. Espero que este comentário ajude alguém.

Um local para debater assuntos relacionados a eletrônica , programação, desenvolvimento de sistemas e robótica.

Procure o assunto que deseja no blog

Google