HEAD

cookieOptions = {msg};

Pesquise o que deseja neste site

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Motor de parafusadeira - parte 1

Estive meio parado nas publicações, mas vou recomeçar a colocar algo do meu projeto de robô (PC móvel). Como sempre por partes.. rs. Esses dias eu tenho procurado por motores DC de 12V para usar no meu sistema. Tenho procurado por motores tipo Pittman com redução. No entanto aqui na região de Ribeirão Preto não achei nada a venda. Acredito que exista onde comprar, mas não achei. Agora estou procurando na internet, onde eu compro 99% das minhas coisas hoje em dia. Não achando ainda nada que sirva me deparei, enquanto fazia compras, com umas parafusadeiras “made in china” por apenas 24 reais. Achei barato considerando que já teria uma redução, baterias e de quebra o carregador. Minha ideia é fazer algo mais elaborado, então a redução eu provavelmente vou refazer, mas o motor e as baterias podem vir a calhar. Comprei uma e estou mostrando a “autópsia” da mesma, juntamente com um ensaio que fiz para estimar o torque do motor com a redução e levantar a corrente máxima.

O ensaio foi simples, espero não ter cometido nenhuma aberração nos meus cálculos, mas basicamente foi deixar o motor enrolar uma corda onde tinha um peso conhecido na extremidade. Assim no momento em que o motor para temos (medindo o raio do enrolamento) o braço de força aplicado ao eixo do motor. De quebra liguei meu amperímetro em série com motor e a bateria para conhecer a corrente do motor.
Normalmente (sem carga) o motor drena 1.5A da bateria de 3,6V. A corrente máxima, que foi media no momento que o motor parou foi de 6.6A. Para meu sistema essa redução gerando 7Kgf seria suficiente para mover meu robô. O único detalhe que ficaria um pouco mais lento que o desejado. Pesquisas na internet apontam uma rotação de aproximadamente 200rpm para essas parafusadeiras e me parece que gira nesta faixa, mesmo não tendo medido. Sobre uma carga maior deve girar na faixa dos 100rpm.
Ainda não vou colocar as fotos do motor desmontado, pois esta preso na minha super montagem de teste mas assim que for realmente “dissecar” a pobre parafusadeira postarei fotos da operação. Espero encontrar motores mais apropriados para meu uso, mas nesse meio tempo vou me divertindo com esse aqui mesmo.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, estou desenvolvendo um projeto para facul, tambem ligado a robotica e estou com o mesmo problema, nao concigo encontrar um motor capaz de fazer com que ele se movimente de maneira aceitavel. Ele ainda esta em faze de desenvolvimento mas devera ter a forma de um tanque e por isso funcionara com duas esteiras e pesara uns 8kg mais ou menos quando estiver completo. Queria pedir sua ajuda, caso encontre ou saiba mais sobre a utilização destes motores pois achei a ideia bem interresante. meu e-mail é edurochapassos@hotmail.com
Obrigado

Um local para debater assuntos relacionados a eletrônica , programação, desenvolvimento de sistemas e robótica.

Procure o assunto que deseja no blog

Google