HEAD

cookieOptions = {msg};

Pesquise o que deseja neste site

sábado, 18 de outubro de 2008

Recuperando uma fonte ATX

Motivado a testar minha nova placa Mini-ITX, fui procurar uma fonte para alimentá-la. Achei nos meu baú de velharia uma fonte ATX que estava estragada, mas eu nunca tinha verificado o motivo, apenas trocado na época! Após uma fuçada no google peguei umas dicas de problemas em fontes ATX e fui fazer meus testes, pois a fonte estava tão nova e sem nenhum sinal de componente queimado.

Resultado foi esse: O retificador schottky (que retifica o sinal em alta freqüência) estava em curto! Para identificar isso eu medi a continuidade dos sinais de 3,3V, 5V e 12V com o terra e o de 5V estava em curto (normalmente apresentam uma resistência por volta de 200R). Ja havia verificado o fusível a parte da retificação primária, se o problema fosse na lógica ai eu estaria com problemas pois não tenho ferramentas aqui para verificar essa parte!
Ai vai um diagrama e pinagem do conector ATX para placa-mãe:










Quem vai se aventurar a consertar uma fonte só faça se tiver conhecimentos na área!! Pois uma fonte ATX expõe no seu interior tensões que podem eletrocutar uma pessoa! Mesmo quando desligada seus capacitores podem armazenar carga suficiente para um choque. então ATENÇÃO!!

Nenhum comentário:

Um local para debater assuntos relacionados a eletrônica , programação, desenvolvimento de sistemas e robótica.

Procure o assunto que deseja no blog

Google