HEAD

cookieOptions = {msg};

Pesquise o que deseja neste site

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Primeiro BOOT com Compact Flash usando Slax


Como não podia deixar de ser fiz o meu primeiro teste com um sistema operacional rodando no CF (Compact Flash). Não sou um usuário de linux, mas esta edição Slax foi uma boa surpresa pela facilidade que foi instalar no CF e colocar rodando.




Bem "colocar rodando" foi um bom eufemismo, pois tudo é bem automático. No site tem a opção de baixar um pacote TAR de 198Mb que descompactado fica no mesmo tamanho. Então se copia todo conteudo para o pendrive ou cartão que deseja usar como disco de boot (deve estar formatado como FAT) . Então no windows roda-se um arquivo .bat e pronto!


A mini-ITX ja tem um drive para CF ligado na IDE-0. No caso de usar um pendrive a placa tem que suportar BOOT via USB. Ela suporta mas eu queria ver o sistema rodando do CF.


De cara o Slax ja tem um BOOT gráfico que dá opções, como rodar todo sistema em RAM, para isso pede um requisito de 300Mb de RAM. Desta vez rodei normalmente usando o KDE. Impressioante que o audio ja foi reconhecido de cara! no mais listou todos meus dispositívos conectados mas a câmera e o USB-Wifi eu nem tentei instalar, com mais tempo eu tento isso (foram listados corretamente como dispositivos USB).


Bem foi um ótimo teste, tlz eu pense mais em usar o Linux e essa talvez seja minha deixa para começar! Parece que o simbolo do Slax me deu sorte mesmo.. rs


Um comentário:

Anônimo disse...

Legal!!! Algumas distribuições GNU/Linux tem problemas com dispositivos plugados na USB. Câmeras principalmente. O wifi, talvez seja um drive proprietário e esteja na lista de restritos, vale a pena olhar e/ou verificar se há algum para Linux.
Tente usar o Ubuntu. O suporte para estes dispositivos está muito bom, ainda mais com a versão 8.10. Não é complicado coloca-lo para rodar um pendrive/memory card - isto pode ajudar http://wiki.ubuntu-br.org/Pendrive.
Mantenha-nos informados!
:-)

[ ]'s

Um local para debater assuntos relacionados a eletrônica , programação, desenvolvimento de sistemas e robótica.

Procure o assunto que deseja no blog

Google